quarta-feira, 16 de maio de 2007

O que é Analise Vital

A Análise Vital é uma metodologia para diagnosticar oportunidades e necessidades de mudança das organizações e para definir caminhos para sua implementação com sucesso.

A palavra mudança é aplicada neste contexto em sentido amplo, pois inclui desde reengenharias de processos e projetos de melhoria da qualidade até - e principalmente - a própria invenção (ou reinvenção) do negócio.

A Análise Vital tem por objetivos:

  • Idealizar, através de um processo coletivo, criativo, pró-ativo e consensual, o alvo-futuro de um negócio, desenhando um mapa de mudança (ou de criação) - o Modelo do Negócio;
  • Conceber novos processos de negócio com base nas variáveis: organização, sistemas e tecnologia da informação, pessoas, e recursos de infra-estrutura, para implementação do Modelo do Negócio idealizado.

Por que Vital?

A metodologia é denominada Análise Vital porque encara a empresa como um organismo vivo, que busca realizar sua missão em ambiente competitivo e mutante, ao qual deve se adaptar e no qual pretende influir. Para isso, precisa manter suas funções vitais íntegras, em equilíbrio e com alto desempenho.

As vantagens desta analogia tem se comprovado pela facilidade com que é aprendida - independente de conhecimento prévio ou experiência dos participantes - e pela relevância dos resultados alcançados.

O que é considerado Negócio para Análise Vital?

"Negócio" para a Análise Vital é tudo que pode ser visto como tal, o que inclui desde uma organização em particular, como um conglomerado de empresas, um setor ou função empresarial ou mesmo projetos de qualquer porte.

Por exemplo, sob o ponto de vista da Análise Vital, poderiam ser analisados como um "negócio" tanto a empresa Petrobrás como uma de suas unidades operacionais, a Fronape - Frota Nacional de Petroleiros, ou até mesmo um setor, a Portaria do Edifício-sede, na Avenida Chile.

Também seriam modelados como negócios, projetos com tempo determinado de concepção, preparação e execução, como a promoção e realização de um evento ou a instalação de uma nova planta de produção de uma indústria.

Para todos estes negócios seria possível declarar sua missão e objetivos de qualidade, definir os produtos e/ou serviços que se propõe a oferecer e respectiva clientela, estabelecer indicadores de desempenho, delimitadores, mapear processos etc, desenhando um modelo-alvo do que se pretenda implementar.

Nenhum comentário: